Sementes poderosas: girassol.
Todos os dias ouvimos falar em sementes, das vantagens do seu consumo e que devem fazer parte da nossa alimentação. Mas talvez se surpreenda com o potenical antigordurinhas das sementes de girassol, que, por serem ricas em fibras, são excelentes para estimular o bom funcionamento do intestino – aspecto importante na batalha contra os quilinhos extras. O intestino livra se mais facilmente das toxinas acumuladas no organismo, fazendo com que deixe de reter líquidos em excesso e acumule menos gordura na cintura. Polvilhadas na salada, as sementes ainda estimulam a mastigar mais cada garfada, antecipando a sensação de saciedade. As gorduras boas presentes nas sementes também são aliadas, pois saciam e desincham as células, deixando o organismo menos resistente à perda de peso. Conclusão: vale a pena incluir todas elas na sua dieta!
Girassol
O ponto forte dessa semente são os ácidos gordos oleico e palmítico, que, por serem considerados gorduras boas, saciam sem prejudicar a saúde. Vinda da planta Helianthus annuus L., nativa da América do Norte, ela também é fonte de ácido linoleico e vitamina E. Essas substâncias são capazes de proteger a membrana da célula, adiando o envelhecimento da pele. Vaitambém vai perceber diferença no brilho do cabelo e na força das unhas.
Como consumir: crua, sem casca e sem sal. De sabor suave, combina com iogurte, salada, refogado de legumes ou de carne, arroz integral e até sopa. Sozinha, no meio da tarde, evitando que você coma muito no jantar.
Dose diária: 1 colher de sopa (85 calorias).