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A Nitricionista

26
Dez18

Quer emagrecer? Vamos a isso!

Ana Ni Ribeiro

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Decidiu abusar à grande no Natal, e agora a roupa não lhe serve? Está há meses à espera de janeiro para começar a emagrecer? Emagrecer é resolução de ano novo? Há muitos anos? Quer um milagre?

Pois, não há milagres! E se cai sempre nos mesmos erros, talvez seja altura de fazer a coisa bem feita. Sem desculpas, sem adiar. Milagres, também fazemos... mudando pequenos hábitos e estilo de vida. Deixo-lhe algumas dicas. 

 

Lembre-se: emagrecer é perder massa gorda, não apenas peso. Procure ajuda especializada: emagrecer com sucesso implica um plano individualizado e o seguimento atento e cuidadoso de um especialista durante algum tempo.

Cada caso é um caso, mas existem alguns princípios básicos a seguir para que a perda de peso seja saudável.

Um dos maiores inimigos da sua saúde são as dietas demasiado drásticas. A adoção de dietas bastante restritivas do ponto de vista calórico, que reduzem o peso à custa da perde de muita massa muscular, podem diminuir em 30% o valor do metabolismo basal. Não é de estranhar que a grande maioria das pessoas que perdem peso demasiado rápido, com frequência o recuperem para um valor idêntico ao inicial ou mesmo superior.


Confira o seu grau de motivação. 
Emagrecer implica modificações no dia-a-dia e a longo prazo. Reflita e perceba que deve modificar a sua alimentação e a sua atividade física, nas dificuldades que poderão surgir e como ultrapassá-las. Acredite que é capaz e que vai conseguir.
 

 Envolva a sua família e amigos.  O apoio familiar neste processo é vital, uma vez que facilita a aquisição de hábitos de vida saudável e evita recaídas (por exemplo: disponibilizar em casa alimentos saudáveis para todos e organizar caminhadas em família).
 
Desconfie de planos alimentares monótonos ou de substâncias milagrosas.  Dietas da
lua, da frutas ou outras que não integram ou restringem fortemente determinados alimentos, são perigosas a médio prazo pois reduzem a disponibilidade de nutrientes essenciais ao bom funcionamento do organismo. Infelizmente, ainda não existe, uma substância ou medicamento capaz de, por si só, fazer perder peso de forma eficaz, duradoura e sem riscos para a saúde.
 
O aumento da atividade física é decisivo.  Recomenda-se  para a perda de peso, e a acompanhar
um plano alimentar, pelo menos 30 a 60 minutos de atividade física moderada, 5 dias por semana.
 
Ajude a modificar o espaço que o rodeia.  O ambiente alimentar que nos rodeia é por vezes o maior obstáculo a uma alimentação saudável.
Por exemplo, Insista para que exista água disponível no seu local de trabalho. Se der uma festa para crianças disponibilize fruta de forma atrativa.
 
Prepare-se e não desanime.  Lembre-se que em qualquer processo de mudança de hábitos alimentares o sucesso pode demorar
um bocadinho. Vai ter, certamente, várias fases de desânimo em que lhe vai apetecer desistir. Aprenda a lidar com estes momentos. No final deste processo pretende-se que tenha emagrecido mas acima de tudo, que tenha mais saúde e aprenda a gostar do seu corpo.

Sobre mim


Sou a Ni, sou nutricionista e este é o meu blog. Aqui partilho a minha paixão pelo fabuloso mundo da nutrição. Dizem que este é o melhor blog sobre nutrição do mundo e arredores!

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