Aposte nos cogumelos
Hoje em dia, temos cada vez mais à disposição uma maior diversidade de espécies de cogumelos, que vão aparecendo em lojas gourmet, mas também nas grandes superfícies mais generalistas. Estão à venda em fresco, desidratados, frescos ou em conservas. Portobello, boletos, shiitake, Pleurotus, champignon ou shimeji são algumas das espécies mais fáceis de encontrar nos supermercados. Podemos usar os cogumelos para substituir a carne ou o peixe numa refeição.
Na altura de comprar cogumelos frescos deve ter alguns cuidados: escolha os que têm a cúpula bem fechada e inteira, e evite aqueles com manchas, viscosidade ou um especto quebradiço.
Para os limpar use um pincel, evitando lava-los, pois, como são muito porosos absorvem muita água. Se com o pincel não os conseguir limpar convenientemente passe-os por água e depois envolva num pano seco.
Os cogumelos devem ser cozinhados em lume forte, usando tachos largos e baixos. Evite a sobreposição de cogumelos no recipiente, pois assim liberta-se o excesso de humidade do cogumelo mas conservando parte da água que o constitui.
Pode usar os cogumelos em saladas, risotos, massas, acompanhamentos ou aperitivos.
Deve incluir cogumelos na sua alimentação porque têm mais proteínas que a maioria dos vegetais e são ricos em vitaminas e em selénio, tão importante no combate ao envelhecimento. Os cogumelos ajudam a reforçar o sistema imunitário, têm propriedades anticancerígenas e protegem-nos das doenças cardiovasculares.