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A Nitricionista

08
Mai19

Aposte nos cogumelos

Ana Ni Ribeiro

cogumelos.jpg

Hoje em dia, temos cada vez mais à disposição uma maior diversidade de espécies de cogumelos, que vão aparecendo em lojas gourmet, mas também nas grandes superfícies mais generalistas. Estão à venda em frescos, desidratados ou em conservas. Portobello, boletos, shiitake, Pleurotus, champignon ou shimeji são algumas das espécies mais fáceis de encontrar nos supermercados. Podemos usar os cogumelos para substituir a carne ou o peixe numa refeição.

Na altura de comprar cogumelos frescos deve ter alguns cuidados: escolha os que têm a cúpula bem fechada e inteira, e evite aqueles com manchas, viscosidade ou um especto quebradiço.

Para os limpar use um pincel, evitando lava-los, pois, como são muito porosos absorvem muita água. Se com o pincel não os conseguir limpar convenientemente passe-os por água e depois envolva num pano seco.

Os cogumelos devem ser cozinhados em lume forte, usando tachos largos e baixos. Evite a sobreposição de cogumelos no recipiente, pois assim liberta-se o excesso de humidade do cogumelo mas conservando parte da água que o constitui.

Pode usar os cogumelos em saladas, risotos, massas, acompanhamentos ou aperitivos.

 

Deve incluir cogumelos na sua alimentação porque têm mais proteínas que a maioria dos vegetais e são ricos em vitaminas e em selénio, tão importante no combate ao envelhecimento. Os cogumelos ajudam a reforçar o sistema imunitário, têm propriedades anticancerígenas e protegem-nos das doenças cardiovasculares.

Sobre mim


Sou a Ni, sou nutricionista e este é o meu blog. Aqui partilho a minha paixão pelo fabuloso mundo da nutrição. Dizem que este é o melhor blog sobre nutrição do mundo e arredores!

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