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A Nitricionista

05
Mar14

Sumo verde

Ana Ni Ribeiro

Os sumos verdes estão na moda para quem quer estar sempre bem-disposta, com a pele jovem e lisinha. Para garantir esses benefícios, o segredo é beber um sumo feito com folhas verdes, frutas, legumes ou sementes pela manhã, ainda em jejum. 

O seu objetivo é emagrecer? Combine o sumo verde com uma alimentação equilibrada e saudável. E, claro, evite doces, fritos e produtos ricos em corantes e conservantes. Afinal, o ponto forte desta bebida é promover uma limpeza no organismo para que, livre do excesso de toxinas, ele funcione melhor e, consequentemente, elimine mais facilmente as gordurinhas. 

 

Qual é a receita?
Não existe um modelo único. Os ingredientes do sumo verde podem variar de acordo com seu gosto. Mas tenha cuidado para que estejam fresquinhos, especialmente as folhas (quanto mais verdinhas e firmes, melhor) e, se possível, sejam de agricultura biológica. Caso não encontre tempo para ir ao supermercado com frequência, triture as folhas no liquidificador e congele-as em forminhas de gelo, e vá usando aos poucos. Outra regra básica: variar a receita para não cansar o paladar. Mas não exagere na quantidade de ingredientes. Em vez de misturar muitos ingredientes de uma só vez, é melhor variá-los a cada dia. Isso evita que o sumo fique calórico, pesado e com gosto forte.

Veja os grupos de alimento que devem fazer parte do sumo e quanto deve usar de cada um deles.

• Folhas (até dois tipos): as verde-escuras (couve, espinafre, rúcula, agrião, salsa) são as mais indicadas. Ricas em antioxidantes, ácido fólico (importante para o sistema nervoso) e, em alguns casos, cálcio (bom para os ossos), magnésio e ferro (diminui o risco de anemia). Se quiser o suco refrescante, coloque ainda hortelã.

• Frutas (até dois tipos): por ser adocicada, a maçã é muito bem-vinda - pode ser usada para substituir o açúcar ou adoçante no sumo. Ameixa e damasco secos também são boas opções para deixar o sumo docinho, assim como as frutas amarelas (pêssego, melão). Já as vermelhas (amora, morango, cereja, ameixa), ricas em antioxidantes, são grandes aliadas da pele lisinha. Fonte de vitamina C, a laranja e a lima fortalecem o organismo. Abacaxi, ananás, melão e pera oferecem vitaminas A, C e as do complexo B (importantes para o sistema imunitário e o metabolismo) e são frutas diuréticas. A água de coco repõe minerais e o limão favorece a absorção de ferro presente nos outros ingredientes.

• Legumes (até dois tipos): o pepino tem 95% de água, ou seja, é diurético e dá volume à bebida. A casca é fonte de fibras, potássio e outras substâncias aliadas da pele, do cabelo e das unhas. Outras opções: aipo (diurético) e abóbora (antioxidante).

• Raízes (apenas um tipo): a beterraba e a cenoura têm fibras, betacaroteno e vitaminas C e E - excelentes antioxidantes. A batata-doce fornece potássio e fibras - importantes para equilibrar o nível de açúcar no sangue. Use gengibre, que também é digestivo e acelera o metabolismo.

• Sementes (apenas um tipo): a de linhaça e a de chia são ricas em ómega 3. Ricas em fibras, também ajudam a aumentar a sensação de saciedade. 

Sobre mim


Sou a Ni, sou nutricionista e este é o meu blog. Aqui partilho a minha paixão pelo fabuloso mundo da nutrição. Dizem que este é o melhor blog sobre nutrição do mundo e arredores!

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