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A Nitricionista

26
Set17

Diga-me que idade tem, digo-lhe o que deve ingerir

Ana Ni Ribeiro

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Tendo em conta as diferentes idades, há alguns hábitos que devem ser privilegiados, mantendo sempre o foco numa alimentação variada e equilibrada.

 Veja o que deve mesmo ingerir, e que hábitos devem ser mantidos ou mudados 

 

20’s 
Cítricos: ricos em antioxidantes que ajudam a reforçar as defesas e a combater a deterioração celular.

Frutos vermelhos: para além dos antioxidantes, os frutos vermelhos são essenciais para manter a linha, a juventude e fazem maravilhas com a sua pele!
 
Bananas: rica em fibras, potássio, vitaminas C e A, promove energia e possui muitos benefícios ao nosso organismo. Possui também magnésio, cálcio, ferro e ácido fólico.

 

30’s
Verduras de folha verde: ricos em ácido fólico são importantes caso queira engravidar ou esteja grávida

Chocolate com alto teor de cacau: rico em antioxidantes

Chá verde, branco e vermelho: ricos em antioxidantes, por isso ajudam a desintoxicar, desinchar, acelerar o metabolismo e retardar o processo de envelhecimento.

Carnes Magras: são ricas em proteínas magras, necessárias para manutenção muscular, com baixo nível de gordura

Frutos Secos: ricos em ómega 3 ajudam na concentração e redução do stresse. além de vitaminas, minerais e fibra

 

40’s  

Sardinhas: Para compensar as carências hormonais é preciso comer muita fruta, verduras, cereais integrais (aveia), leguminosas, fibra (linhaça), peixes azuis (salmão, sardinhas e atum) e alimentos ricos em vitaminas A, C e E, todas elas poderosos antioxidantes que combatem os radicais livres.

Lácteos magros: fonte de proteínas e cálcio (presentes em iogurtes, leite e queijo, deve consumir 2 ou 3 porções por dia)

 

Dos 50 para a frente

Reduza a ingestão calórica em cerca de 10%. Aumente a ingestão de proteínas para produzir massa muscular, de cálcio, para prevenir a osteoporose, e de magnésio, para os ossos.

Gelatina vegetal: a gelatina contém colagénio, que beneficia tanto a pele como as articulações

Vitamina E: presente em cereais e leguminosas, ajuda a prevenir o envelhecimento e o cancro.

Peixe azul: é muito rico em vitamina D e em ácidos gordos ómega-3, que reduzem os triglicéridos, estimulam o cérebro e ajudam a captar cálcio para o interior do osso.

Sobre mim


Sou a Ni, sou nutricionista e este é o meu blog. Aqui partilho a minha paixão pelo fabuloso mundo da nutrição. Dizem que este é o melhor blog sobre nutrição do mundo e arredores!

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