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A Nitricionista

19
Jun13

Prepare-se para a Menopausa

Ana Ni Ribeiro

Quanto mais cedo adoptar um estilo de vida saudável, maiores benefícios terá a longo prazo.

Na menopausa há uma diminuição do colestrol bom, HDL, e um aumento do colesterol mau, LDL, aumentando o risco de problemas cardiovasculares.  Mas não se pode atribuir as culpas exclusicamente à menopausa, é necessário também ter em conta o estilo de vida. Alimentação, exercício físico e consumo de álcool e tabaco são factores centrais.

 

  • Adopte uma dieta rica em fruta e vegetais, e escolha o azeite como fonte de gordura.
  • Modere a ingestão de sal e proteínas, que potenciam a eliminação de cálcio pela urina.
  • Procure alimentos ricos em cálcio e vitamina D, como o leite e derivados, sardinhas, leguminosas, legumes de folha verde e cereais integrais.
  • Modere a ingestão de álcool.
  • Caminhe regularmente durante 45 minutos, três a quatro vezes por semana, para manter o peso e a massa muscular, estimular a formação óssea e reduzir o risco de problemas cardiovasculares.
  • Deixe de fumar, pois as mulheres fumadoras têm a menopausa cerca de dois anos mais cedo e dofrem mais de fracturas, osteoporose, problemas cardiovasculares e afrontamentos.

Sobre mim


Sou a Ni, sou nutricionista e este é o meu blog. Aqui partilho a minha paixão pelo fabuloso mundo da nutrição. Dizem que este é o melhor blog sobre nutrição do mundo e arredores!

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