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A Nitricionista

03
Jan13

7 formas de desfrutar da comida e da saúde

Ana Ni Ribeiro

Desfrutar da comida, do prazer de comer mas também da saúde e são perfeitamente possíveis. Basta seguir pequenas rotinas diárias, que podem ser cumpridas por todos.

1. Tomar sempre o pequeno-almoço, verdadeiro acelerador do metabolismo, constituído por um alimento do grupo do pão (pão ou cereais integrais e pouco açucarados), outro do grupo de leite (leite, iogurte ou queijo magros) e uma peça de fruta ou um sumo de fruta (com polpa e sem açúcar).

2. Fazer pequenas refeições entre as principais (com intervalos de 3 horas e meia) com alimentos de baixo valor calórico e grande densidade nutricional (iogurtes, leite, fruta, pão). Uma refeição ligeira, irá controlar o seu nível glicémico e fazer com que não tenha tanta fome ao almoço ou ao jantar.

3. Iniciar as refeições principais com um prato de sopa já não é novidade para quem não quer comer muito e ingerir fibras, vitaminas e minerais nas doses recomendadas. Obrigatória! Inicie o almoço e o jantar com um bom prato de sopa de legumes (de base fina). Se come em restaurantes, em vez das entradas, e enquanto espera pelo prato do dia, poderá inclusivamente, e antes da sopa, começar pela fruta. Coma legumes ou salada a acompanhar o prato, mas peça para temperar no seu prato. Pode temperar com limão ou vinagre e não utilize mais do que uma colher de chá de azeite para o fazer.

 

4. Evite os fritos, pelo menos durante seis dias na semana. Risque do seu vocabulário: rissóis, croquetes, batatas fritas...

5. Faça um lanche a meio da tarde ou dois, se almoça cedo e janta tarde.

6. Durante o dia, beba água de modo a ter a urina praticamente sem cor ou cheiro e evite bebidas com açúcar, cafeína ou álcool. Se beber vinho faça-o com moderação - dois copos de vinho por dia (de preferência tinto) para os homens e um para as mulheres (desde que não estejam grávidas).

7. Coma, três peças de fruta por dia, mas não exagere porque a fruta em excesso também engorda.


É meu desejo que 2013 possa, com o seu empenho e a minha ajuda, ser o ano em que a saúde lhe chega através do prato.

Bom Ano!

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Sou a Ni, sou nutricionista e este é o meu blog. Aqui partilho a minha paixão pelo fabuloso mundo da nutrição. Dizem que este é o melhor blog sobre nutrição do mundo e arredores!

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