Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

A Nitricionista

31
Out15

Dia nacional da prevenção do cancro da mama

Ana Ni Ribeiro

O cancro da mama é um tumor maligno que se desenvolve nas células do tecido mamário, sendo mais frequente nas mulheres, mas que também pode atingir os homens.

Segundo vários estudos científicos a dieta pode influenciar o risco de cancro da mama. Admite-se que as dietas hipercalóricas, típicas dos países ocidentais, ricas em gorduras saturadas, açúcares, produtos industrializados e agentes de conservação, aumentam o risco de cancro da mama.

Alimentos ricos em gordura saturada (carnes vermelhas, lacticínios gordos como a manteiga, as natas e os queijos gordos), assim como os alimentos com eles cozinhados (doces, folhados, bolos), estão associados a aumento do risco. Também o consumo elevado de álcool está associado a aumento do risco de neoplasia da mama.

A soja, os cereais, como o trigo, o arroz integral, a cevada, a aveia integral, a cenoura, a cebola, o milho, o feijão, a ervilha, vários frutos, como as cerejas, as maçãs, são alimentos ricos em fitoestrogéneos. A forma de se assegurar a presença de fitoestrogéneos na dieta é tendo uma alimentação rica em fruta e vegetais. Admite-se que a abundância destes produtos nas dietas dos países orientais possa estar relacionada com a baixa incidência do cancro da mama nos mesmos. Contudo, ainda nada está provado.

No entanto, os dados já existentes sobre o risco de cancro da mama associado à terapêutica hormonal de substituição (TSH) levam a que cada vez mais se usem produtos «naturais» contendo fitoestrogéneos na menopausa.

Os agentes antioxidantes como o mineral selénio e as vitaminas A, C e E encontrados em vegetais, frutos e cereais têm efeito protector devido à sua actividade antioxidante, estando envolvidos no controlo da multiplicação celular, do que se depreende a importância que podem ter na carcinogénese, actuando como agentes protectores contra vários tipos de cancros.

Relativamente a bebidas como o café, nunca foi demonstrada qualquer associação entre o seu consumo e o aumento do risco de cancro da mama. No que respeita ao chá preto, de acordo com vários estudos, parece constituir um factor protector, contrariamente ao chá verde em que não foi demonstrada qualquer relação.

Uma alimentação equilibrada, pobre em calorias, evitando as gorduras animais e os alimentos açucarados e, em contrapartida, rica em fibra, com aumento do consumo de cereais, vegetais e frutos, é mais saudável, prevenindo várias doenças, nomeadamente a arteriosclerose e vários tipos de cancros.

Este tipo de alimentação deve iniciar-se durante a gravidez, dado que vai influenciar o desenvolvimento do feto, e é fundamental que prossiga ao longo da infância e adolescência, dado que há indícios de que possam ter maior influência no risco de desenvolver cancro da mama do que as dietas consumidas na idade adulta.

30
Out15

Frutos secos: engordam assim tanto?

Ana Ni Ribeiro


Os frutos secos fornecem ao organismo ácidos gordos insaturados, o que significa que são boas fontes de energia. Mas incluí-los na alimentação não implica necessariamente um aumento exorbitante de calorias, como pode pensar.

Um estudo recente revelou que incluir nozes na alimentação diária tem efeitos antioxidantes, o que veio reforçar a ideia de que os frutos secos podem reduzir até 50% o risco cardiovascular.

Outras investigações concluíram que ingerir 25 amêndoas por dia, durante um mês, pode elevar os níveis de colesterol bom (HDL) em cerca de 4% e diminuir significativamente o mau (LDL).

Ricos em proteínas, fibras, minerais como o ferro, o cálcio, o zinco, o cobre, o fósforo, o potássio e o selénio, vitaminas como a E, a B1 (tiamina), a B2 (riboflavina) e a B6 (piridoxina), não engordam demais. Para isso, basta guiar-se por estas equivalências para manter as calorias sob controlo.

Equivalências alimentares*

    • 100 ml iogurte açucarado batido com fruta (95 calorias) equivale a...12 amendoins
    • 100 g pão de milho (185 calorias) equivale a... 27 amêndoas

 

  • 100 ml vinho da Madeira (154 calorias) equivale a... 6 nozes
  • 100 g arroz cozido simples (127 calorias) equivale a... 14 cajus


*Fonte: Tabela da Composição de Alimentos, Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

27
Out15

Ovo ao poder

Ana Ni Ribeiro


O ovo é um alimento nutricionalmente rico, tendo por isso benefícios para a saúde.

As suas proteínas são de elevado valor biológico, e  o seu teor de gorduras não é muito elevado. 
É muito rico em minerais (fósforo, ferro, zinco…) e também uma excelente fonte de vitamina A, D e vitaminas do complexo B (vitamina B2, B12, folatos). 
O ovo fornece quantidades apreciáveis de colina (importante na manutenção das membranas das células) e dos carotenóides luteína e zeaxantina que intervêm na saúde dos olhos reduzindo o risco de cataratas e degeneração macular. 
Por ser rico em colesterol, é muitas vezes excluído da dieta no entanto a ingestão de um ovo por dia não está associado ao aumento do risco de doença cardiovascular em indivíduos saudáveis.
Pessoas com níveis de colesterol no sangue aumentados, doença cardiovascular ou diabetes devem limitar-se aos 3 ovos por semana.
22
Out15

3 dicas para emagrecer

Ana Ni Ribeiro

em.jpg

 

1. Os pratos e as taças pequenas podem ser grandes aliados: podem ajudar a reduzir até 30% do tamanho das porções e a se sentir satisfeito com essa quantidade.

 

2. As escolhas inteligentes devem fazer parte da sua rotina: um alimento precisa nutrir e saciar – ou seja, não se preocupe só com as calorias. Avalie a quantidade de fibras, gorduras boas e sódio.
 

3. A quantidade que come é tão ou mais importante do que aquilo que coloca no prato. Para ter esse controle, preste atenção (e respeite) os sinais de fome e saciedade – coma devagar e páre antes de se sentir cheio.

19
Out15

Petiscos que aceleram o metabolismo

Ana Ni Ribeiro

 

 

Devemos fazer cinco ou seis refeições de forma a comer menos nas refeições principais, já escrevi várias vezes esta informação. Não surgem, desta forma, os picos de fome e o metabolismo mantém se num ritmo constante. Mas, se já é bom saber que para emagrecer é preciso comer, melhor ainda é a notícia de que certos alimentos ajudam a acelerar o metabolismo.

Para comemorar, que tal preparar agora mesmo umas pipocas? Em termos de teor de fibras, o milho integral, que dá origem à pipoca, é imbatível. Comparada com a pipoca caseira, feita só com um fiozinho de óleo, a que fazemos no microondas sem gordura é menos calórica. Uma chávena de chá tem cerca de 42 calorias. Não é preciso dizer que a versão doce ou com manteiga deve ser banida se a ideia é emagrecer. Experimente com canela. Por serem volumosas, as pipocas são uma boa opção para quem gosta de petiscar. Além disso,  contribui para adiar o envelhecimento. Rica em polifenóis, antioxidantes concentrados principalmente na casquinha, a pipoca neutraliza os radicais livres. 

 

A maçã é outro excelente petisco. As maças estão cheias de pectina, uma fibra que dá saciedade.

 

Dois pacotinhos de iogurte (magro, de preferência) por dia são aliados da cintura fina. Os iogurtes ajudam a equilibrar a flora intestinal, o que favorece a absorção dos nutrientes. Esse efeito é ainda melhor no caso dos iogurtes probióticos. Fonte de proteína, essa opção de lanche dá saciedade e acelera o metabolismo - aspectos que também favorecem a perda de peso.


Assim como a pipoca, a bolacha de arroz integral é volumosa. Mesmo consumindo uma ou duas, ficamos com a sensação de ter comido muito mais. Isso deve se, em parte, ao alto teor de fibras que estimula a mastigação, além de saciar. Sem falar no reduzido teor energético - a unidade tem cerca de 30 calorias. Outros pontos a favor: é livre de glúten, conservantes ou aromatizantes. De sabor neutro, pode ser consumida simples, com compota sem açúcar ou queijo creme magro.

16
Out15

Dia Mundial da Alimentação 2015: “Proteção Social e Agricultura: quebrando o ciclo da pobreza rural”

Ana Ni Ribeiro

16.jpg

 

A FAO – Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação – escolheu como tema do Dia Mundial da Alimentação 2015: “Proteção Social e Agricultura: quebrando o ciclo da pobreza rural”.

Nos últimos anos, cerca de 150 milhões de pessoas superaram extrema pobreza graças a programas de proteção social.

Existe proteção social, quando os governos desenvolvem políticas e programas para enfrentar as vulnerabilidades económicas, ambientais e sociais visando reduzir a insegurança alimentar e a pobreza. Programas de proteção social melhoram o acesso da população carente a saúde e outros serviços sociais, permitindo-lhes fornecer de forma sustentável para si e seus familiares.

Por esta razão, a FAO tem intensificado seus esforços para ajudar os governos e parceiros implantarem programas de proteção social em estratégias e políticas nacionais de desenvolvimento.

O Dia Mundial da Alimentação é uma ocasião para chamar a atenção do mundo sobre o papel crucial desempenhado pela proteção social na erradicação da fome e da pobreza. 

13
Out15

Caminhe para acabar com a barriga

Ana Ni Ribeiro

caminhar.jpg

 

Vários estudos comprovam que a mais simples de todas as atividades físicas - andar - é uma forma eficaz, fácil e barata de emagrecer, ganhar fôlego e proteger o coração. A novidade é que especialistas americanos descobriram que caminhar ajuda a acabar com a gordura abdominal. Analisaram a relação entre andar e a gordura que se acumula na zona abdomianl e provaram que uma média de duas horas e meia de caminhada por semana pode diminuir até 2,5 centímetros em quatro semanas nessa região.

Porém, é preciso deixar claro que a caminhada só traz esse tipo de resultado se aliada a uma dieta saudável.
 
Outro fator importante: quando a intensidade é variada durante o exercício, há uma maior metabolização da gordura como fonte de energia. “Desse modo, andar torna-se uma atividade mais eficiente e é possível conseguir resultados em menor tempo”.
 
 
Enquanto você caminha, preste atenção em alguns pontos importantes:
 
Cabeça: deve ficar alinhada com a coluna, mantendo o queixo paralelo ao chão, para evitar dores no pescoço.
 
Ombros: coloque-os para trás de forma a não criar tensão na musculatura do pescoço.
 
Braços: eles acompanham o movimento, de preferência com os cotovelos flectidos a 90 graus, para evitar que as mãos inchem.
 
Barriga: contraia bem os músculos do abdómen enquanto caminha, como se levasse o umbigo em direção às costas. Além de trabalhar a região melhora a postura.
 
Pés: sempre que pisar, apoie primeiro o calcanhar no chão. O tamanho da passada não deve ser nem muito curto nem muito longo.
12
Out15

Use pratos vermelhos

Ana Ni Ribeiro

ver.jpg

 

Quer emagrecer? Siga este mandamento: “Usarás pratos vermelhos”
Um estudo mostrou que a cor do prato ou do recipiente onde colocamos a comida interfere com o apetite. Quem recebeu doces numa taça vermelha comeu menos que aqueles em que a guloseima foi servida numa taça azul. O vermelho sinaliza perigo e sugere a necessidade de vigilância. Vale a pena tentar!

07
Out15

Consulta online, o testemunho da S

Ana Ni Ribeiro

nutricionista.jpg

 

A S. mora do outro lado do oceano e é seguida nas minhas consultas online. Deixou-me este testemunho:

"Vivo nos Estados Unidos e encontrei a Ana- A Nitricionista e o seu blog  um dia por acaso quando navegava pela internet. Cansada de procurar ajuda atrás de ajuda e saltar de nutricionista em nutricionista decidi que esta seria a minha última tentativa. Desmotivada e frustrada por não perder peso depois de duas gavidezes espaçadas de 2 anos decidi que me iria dar uma última oportunidade. Recorri à Ana e posso dizer que as suas consultas on-line são simplesmente fabulosas. A Ana traçou um plano adaptado às minhas necesssidades, aos meus gostos alimentares e à minha rotina de trabalho e  de mãe de duas crianças pequenas com noites muito mal dormidas. Em caso de dúvidas tenho recorrido à Ana via e-mail e recebo a qualquer hora do dia e muitas vezes da noite uma resposta quase imediata. Formamos esta equipa há uma semana, mas desta vez a minha atitude é diferente e não a vou largar até perder os quase 12 kilos que tenho a mais. Vivemos longe, separadas por um oceano, mas a distância não fez que me sentisse menos acompanhada, pelo contrário, cada vez estou mais e mais motivada!

Obrigada Ana pelo seu projecto on-line. Espero daqui a uns meses escrever outro testemunho num corpo mais magro e mais feliz!"

 

Eu tenho a certeza que a S. vai escrever um novo testemunho muito mais feliz. Vamos equipa! 

Pág. 1/2

Sobre mim


Sou a Ni, sou nutricionista e este é o meu blog. Aqui partilho a minha paixão pelo fabuloso mundo da nutrição. Dizem que este é o melhor blog sobre nutrição do mundo e arredores!

Ver perfil
Seguir perfil

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

O meu livro

Links

Consultas online

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2011
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2010
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2009
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D

Parceiros