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A Nitricionista

31
Jan14

Quatro ingredientes para atrasar o envelhecimento

Ana Ni Ribeiro
Uma dieta equilibrada, exercício físico, ferramentas para gerir o stress e uma boa rede social: são os quatro ingredientes para atrasar o envelhecimento das células e tornar o organismo mais resistente a doenças, segundo uma nova investigação conduzida pela Universidade da Califórnia.
O estudo, publicado esta semana na prestigiada revista Lancet Oncology, foi conduzido por investigadores da Universidade da Califórnia em parceria com o Instituto de Medicina Preventiva, uma entidade sem fins lucrativos que investiga a relação do estilo de vida com o envelhecimento e o surgimento de doenças. 
Durante cinco anos os investigadores seguiram 35 homens com cancro da próstata em fase inicial para explorar a relação entre o seu estilo de vida e o tamanho e atividade dos telómeros. 
Dez dos pacientes aderiram a um programa que implicava mudanças no estilo de vida: uma dieta rica em fruta, vegetais e grãos integrais e baixa em gordura e hidratos de carbono refinados (massa, pão, entre outros); uma caminhada de 30 minutos seis dias por semana; ferramentas de gestão de stress (yoga, exercícios de respiração, meditação). Estes pacientes também participaram, semanalmente, num grupo de apoio. 
Durante toda a investigação os dados dos participantes foram monitorizados com ressonâncias e biopsias. Ao fim de cinco anos, os investigadores compararam, os dados de todos os participantes.
O grupo que tinha aderido ao estilo de vida mais saudável tinha registado um aumento de cerca de 10 por cento do tamanho dos telómeros. Aliás, quanto mais saudável o programa seguido, maior se revelou o tamanho dos telómeros. Em contraste, o grupo de controlo, que não aderiu a um estilo de vida mais saudável, tinha um tamanho de telómeros cerca de 3% mais pequeno. 
 
Embora se tenham concentrado em pacientes com cancro da próstata, os investigadores acreditam que estes resultados podem ser ampliados a população em geral já que foram medidos os telómeros do sangue dos participantes e não os telómeros do tecido da próstata.
 Este estudo é um grande avanço que merece ser confirmado através de uma investigação mais ampla”, diz o coautor do estudo Peter R. Carroll, professor e diretor do departamento de Urologia da Universidade da Califórnia. “A redução do tamanho dos telómeros diminui o risco de uma série de doenças e aumenta a esperança de vida", conclui o especialista.
Leia o comunicado dos investigadores: aqui.
28
Jan14

Anti-Idade: Homens

Ana Ni Ribeiro

 

O seu aspecto. A sua energia. A sua saúde... O tempo desgasta tudo, a menos que siga algumas instruções simples para que o relógio fique mais lento.
  1. Perca barriga com o pequeno-almoço

Ter uma grande barriga com a sua idade não só lhe dá uma má imagem, como lhe passa uma factura à sua masculinidade. Segundo um estudo piblicado em 2007 no Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism, os homens com aumento de 5 pontos no Índice de Massa Corporal, cerca de mais 15kg, tinham níveis de testosterona comparáveis a homens 10 anos mais velhos. Tomar o pequeno-almoço adequado mantém a barriga lisa. Mas, claro, tudo depende do tipo de alimentos que ingerir. Apesar de mais de 90% dos portugueses tomar o pequeno-almoço, não incluem alimentos tão importantes como a fruta ou os cereais integrais, revela um estudo realizado pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa.

27
Jan14

Cetona de framboesa, será eficaz?

Ana Ni Ribeiro

Desde que a cetona de framboesa foi tema de um programa do Dr. Oz, este componente ganhou fama mundial. Perguntam-me frequentemente se é eficaz. Até agora a investigação foi apenas realizada em ratos de laboratório e in vitro. Os resultados obtidos destes estudos indicam que estimula a produção de adiponectina, uma proteínas que regula o metabolismo dos lípidos. Contudo, são necessários mais estudos detalhados para identificar o mecanismo da sua actuação. Resultados promissores alcançados em cobaias e in vitro nem sempre significam que tenha o mesmo efeito em humanos. Nada indica que a cetona de framboesa seja eficaz em humanos.

26
Jan14

Outra vez a sopa

Ana Ni Ribeiro

Optar pela sopa como entrada do almoço e do jantar é um dos grandes segredos de quem consegue manter o peso controlado. Para além de ser extremamente saciante pelo seu alto teor em fibras, controlando-nos na tentação de exagerar nas opções que se seguem, é rica em sais minerais, vitaminas, água e poucas calorias

Para substituir a batata use a courgette ou a couve-flor. A primeira tem uma consistência que facilmente se assemelha à da batata, quando adicionada na sopa. É muito pouco calórico, possuindo apenas dezassete calorias por cada cem gramas, e constitui uma excelente fonte de minerais como o magnésio e o ferro. Também a couve-flor pode substituir a batata na sopa pois oferece o mesmo tipo de consistência, sendo muito rica em cálcio e vitamina C..

A combinação de vegetais numa sopa é infindável e depende apenas da sua imaginação.

Deixo duas sugestões: misture courgette, cebola, brócolos, repolho. Passe tudo até obter um creme, no final junto repolho em juliana e deixe cozer. 

Ou experimente uma sopa de espinafres, couve-flor, abóbora, cebola e alho. Reserve alguns espinafres para juntar após triturar.

Atenção à quantidade de azeite que coloca no final. Um fiozinho, em cru, basta.

Para não ter que estar sempre a fazer sopa pode congelá-la para a ter sempre pronta a consumir.

25
Jan14

Começar o dia em tons de rosa

Ana Ni Ribeiro

Hoje o dia começou assim: com um sumo antioxidante e uma torrada de pão integral com compota sem açúcar à moda da minha avó.

Ingredientes (1 copo)
• 1/2 chávena (chá) de frutos vermelhos 
• 1 fatia de beterraba 
• 1/2 copo pequeno (50 ml) de sumo de uva
• 12 bagas goji 
• 1 copo pequeno (100 ml) de água de coco 

Modo de fazer 
Bata tudo no liquidificador e beba sem coar

 

Calorias por porção: 140 

24
Jan14

Iogurte + Compota = Saboroso

Ana Ni Ribeiro

Pedem-me muitas vezes ideias para lanches, sobremesas e pequenos almoços diferentes. A dica de hoje é uma receita saborosa, simples, rápida e com poucas calorias, claro, que pode resolver essa questão.

Num tacho coloque algumas maçãs cortadas aos cubos pequenos com um pouco de água e pó de canela. Deixe cozinhar em lume brando, mexendo de vez em quando. Reserve até estar completamente frio. Num copo, vá colocando camadas alternadas de iogurte magro e esta compota de maçã e canela. Sirvam logo ou mantenha no frio até servir e bom apetite.

A compota que sobrou pode ser guardada no frigorífico e ser usada numa torrada de pão de centeio no pequeno almoço de amanhã, por exemplo.

23
Jan14

Café diminui o apetite?

Ana Ni Ribeiro

O consumo de café poderá diminuir o apetite, dá conta um estudo levado a cabo pelos investigadores da Universidade de Griffith, na Austrália.
 

Milhões de pessoas não conseguem começar o dia sem um café. De acordo com vários estudos realizados até à data, o consumo regular de café reduz o risco de desenvolver diabetes, doenças mentais, alguns tipos de cancro e a mortalidade em geral.
 

Neste estudo, uma equipa de investigadores australianos decidiu investigar se o café poderia também afetar o apetite. “Algumas pessoas dizem sentir menos fome quando bebem café e outras preferem consumir esta bebida em vez do pequeno-almoço”, revelou, em comunicado de imprensa, um dos autores do estudo, Matt Schubert.
 

Contudo, o investigador observou que habitualmente as pessoas que tomam café tendem a acompanhá-lo com alimentos com elevado teor de gordura e de açúcar. Deste modo, os investigadores querem analisar se existe um efeito associado ao café no que diz respeito à preferência alimentar e quais são as implicações que este pode ter na perda de peso.
 

Os investigadores estão atualmente a realizar quatro ensaios, nos quais alguns dos participantes estão a beber dois cafés, um durante o pequeno-almoço e o outro duas horas mais tarde, um outro grupo está a beber café livremente durante a manhã e o quarto grupo só toma apenas um café.
 

Os participantes estão a ser acompanhados durante o período que decorre desde o pequeno-almoço até ao almoço e estão também a ser regularmente avaliados no que diz respeito à sua perceção de saciedade, fome e desejo por determinados alimentos.
 

Apesar de os ensaios ainda estarem em curso, os autores do estudo têm observado que os participantes que tomam dois cafés têm menos fome e uma maior sensação de saciedade.
 

Os investigadores acreditam que o consumo de bebidas com café poderá ser uma estratégia para um menor consumo de energia que, aliada ao gasto energético, através da prática de atividade física, poderá ajudar as pessoas a manterem o peso corporal desejado.
 

Fonte: ALERT Life Sciences Computing, S.A.

22
Jan14

Coma rebentos germinados

Ana Ni Ribeiro

A germinação é o processo pelo qual a semente se desenvolve, dando origem a uma nova planta. A vantagem dos germinados é que reúnem diversos minerais e vitaminas essenciais à nossa alimentação. Quando a semente germina há uma concentração de nutrientes, algumas vitaminas ficam com o teor aumentado em 1400%. 

Vantagens do consumo de germinados: são depurativos e desintoxicantes, regeneram a flora intestinal, facilitam a digestão, fortalecem o sistema imunitário, são antioxidantes e têm efeito anti-inflamatório, e funcionam como suplemento vitamínico.

Pode escolher os germinados à venda nas lojas de produtos naturais ou pode também comprar as sementes já germinadas. São ideais para sopas, saladas e sanduíches.

22
Jan14

Super Metabolismo II

Ana Ni Ribeiro
Aumente o número de refeições

Adopte uma dieta variada e rica em fruta, verduras e legumes. Evite comer muito de cada vez e aumente o número de refeições diárias para 5 ou 6. Fazer pequenas refeições de 3 em 3 horas obriga o metabolismo a funcionar com mais intensidade. Tomar sempre o pequeno-almoço também incentiva o funcionamento metabólico. É que, ao contrário do que se pensa, os hábitos alimentares exercem mais influência no metabolismo do que os factores genéticos. Salvo os casos raros, 1%. em que ocorrem distúrbios genéticos, as razões para a actual prevalência da obesidade são o estilo de vida e o ambiente a que cada indivíduo está exposto.
21
Jan14

Super Metabolismo

Ana Ni Ribeiro
A velocidade a que o organismo elimina calorias depende de vários factores, em especial do tamanho e da composição corporal de cada pessoa. Geralmente, os homens, pela sua constituição física, têm mais facilidade em gastar energia que as mulheres, as pessoas mais musculadas consomem mais calorias- mesmo enquanto descansam- do que as obesas e, a partir dos 40 anos, altura em que a massa muscular diminui, o metabolismo abranda. No entanto, 50 a 70% da energia dispendida é gasta para manter as funções vitais do organismo. A par da dieta equilibrada e do exercício físico, outros hábitos podem ajudar a queimar mais calorias.

Pratique exercício físico
Se cada quilo de músculo consome 6 calorias por dia apenas para se suster, enquanto cada quilo de gordura só precisa de duas, manter-se em forma é uma das primeiras regras para garantir um bom processo metabólico. Actividades mais intensas, vigorosas e de maior duração, podem prolongar o gasto energético adicional até 24 horas. Optar por um maior envolvimento na prática de actividades físicas, especialmente as que envolvem grandes massas musculares é uma forma efectiva de aumentar o gasto energético total.

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Sobre mim


Sou a Ni, sou nutricionista e este é o meu blog. Aqui partilho a minha paixão pelo fabuloso mundo da nutrição. Dizem que este é o melhor blog sobre nutrição do mundo e arredores!

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