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A Nitricionista

28
Out13

Alimentação sénior

Ana Ni Ribeiro

Cuidados a ter na preparação das refeições de modo a adequa-las ao problemas típicos da população idosa.

 

  • Difculdades na mastigação e deglutição

A carne e o pexe devem ser picados e a fruta deve ser ralada ou faça sumos.

Escolha as opções de confecção que favorecem o poder de hidratação dos alimentos: sopas passadas, caldeiradas, jardneras, empadões, açordas, purés de legumes e arroz malandrinho.

  • Digestão difícil

Privilege modos de confecção simples e com pouca gordura, especialmente a de origem animal. Evite conserve e enchidos.

Faça refeições pequenoas e com intervalos de cerca de 3 horas e meia.

O jejum nocturno não deve ser superior a 10 horas.

24
Out13

Consultas de nutrição online

Ana Ni Ribeiro
Uma jornalista do Lifecooler experimentou as consultas de nutrição online. Conheça a sua opinião:

Diz-me o que comes, dir-te-ei quem és

O Dia da Alimentação, que se comemora a 16 de outubro, foi a força motriz para darmos a volta à roda dos alimentos e corrigirmos possíveis erros. Sem mais delongas marcámos consulta numa nutricionista. E por uma questão de tempo e de outras razões que mais à frente lhe apresentamos, optámos por uma consulta online.

24
Out13

Obesidade atinge um milhão de adultos portugueses

Ana Ni Ribeiro
Cerca de um milhão de adultos em Portugal sofrem de obesidade e 3,5 milhões são pré-obesos, segundo dados de um relatório da Direção-Geral da Saúde (DGS) que será divulgado hoje.

«Os dados revelam a elevada prevalência de obesidade na sociedade portuguesa, que continua a ser, provavelmente, um dos maiores problemas de saúde pública em Portugal», refere uma nota de imprensa da DGS sobre o documento do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável.

Tal como acontece noutros países, são os grupos socialmente mais vulneráveis que parecem estar mais expostos a situações de risco nutricional, o que leva os especialistas a acreditarem que são necessários materiais de comunicação e educação para grupos com menores níveis de literacia.

«O impacto crescente que as pessoas obesas começam a ter nos serviços de saúde, mesmo sub-reportados, demonstra a necessidade de se atuar cada vez mais cedo», indica a DGS.

Outra conclusão do relatório é a de que há uma maior necessidade de apoio alimentar e nutricional por parte dos serviços de saúde à população mais idosa.

Mas as preocupações começam logo na infância, com os especialistas a detetarem «uma disponibilidade excessiva de doces e bebidas açucaradas» durante os primeiros três anos de vida, que depois se prolonga na adolescência.

«A excessiva ingestão de energia, em particular a proveniente de gordura de origem animal, o consumo excessivo de sal e o crescimento do consumo proteico e de gordura total são problemas nutricionais centrais na população nacional», indica ainda a autoridade de saúde.

Para a DGS, os dados recolhidos mostram que é determinante que haja uma «ampla articulação» entre outros setores, como agricultura, indústria, ambiente, educação, transportes, segurança nacional e planeamento urbano, para permitir uma disponibilidade de alimentos de boa qualidade nutricional por parte de todos os cidadãos.

 

via TSF

23
Out13

Come fibras?

Ana Ni Ribeiro
O consumo de fibras ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue ao regular os níveis de insulina, ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue e também o risco de alguns tipos de cancro. As fibras melhoram a função intestinal, e evita muitos factores de risco cardiovascular.
Ao aumentarem a sensação de saciedade, são muito importantes para quem quer perder peso ou simplesmente não engordar.

Os cereais integrais fornecem em boa quantidade fibras insolúveis, que melhoram significativamente o trânsito intestinal, evitando a obstipação bem como as suas complicações secundárias: hemorróidas, diverticulose ou outras patologias intestinais. As fibras solúveis são fornecidas por alimentos como frutos, vegetais, aveia, frutos secos (nozes, etc.), amendoins e leguminosas (feijão, grão-de-bico, ervilhas, favas, lentilhas ou soja).

Deve ingerir-se o equivalente a pelo menos cinco porções de produtos hortícolas por dia - 2 peças de fruta e 300 g de legumes por dia, em sopa ou salada. Incluir grão, feijão ou outra leguminosa na sopa é uma boa maneira de consumir diariamente fibras solúveis.


23
Out13

Alimente as unhas quebradiças

Ana Ni Ribeiro

Quando as unhas estão quebradiças ou esbranquiçadas, é um alerta do organismo para uma carência em cálcio, zinco e magnésio. Recorra a sementes de abóbora e girassol (sem casca) e a brocólos, couves de bruxelas, lentilhas, repolho, carnes magras, feijão e cereais integrais. Estes alimentos são boas fontes dos minerais em falta, fortalecendo as unhas e deixando-as mais bonitas e resistentes.
22
Out13

Caril, pela sua saúde

Ana Ni Ribeiro

O improvável caril entrou para a lista de ingredientes com virtudes medicinais, sobretudo o caril mais amarelo, com mais curcuma, uma especiaria da família do açafrão que tem efeitos anticancerígenos, pode reverter a osteoporose e combater doenças inflamatórias como a artrite reumatóide. Mas convém não exagerar, uma vez por semana chega.
21
Out13

Todos os benefícios da água II

Ana Ni Ribeiro

 

 

Cerca de 70% do nosso corpo é composto por água e, quem sabe se não é por essa razão que este líquido vital é o melhor remédio natural que existe. Para além disso, ajuda a emagrecer e é uma grande aliada da nossa pele.

Como cuida da sua saúde!

 

Combate o cancro

Uma ingestão insuficiente de água aumenta o risco de padecer de cancro da bexiga e do cólon porque fomenta a concentração de substâncias tóxicas nestes órgãos. Uma ingestão adequada de água reduz o risco.

Combate as infecções

Beber entre cinco a oito copos de água por dia reduz a produção de pedras nos rins e as infecções urinárias. Para além disso, mantém as mucosas do sistema respiratório convenientemente hidratadas, e diminui o risco de infecções virais como a gripe. A água também ajuda a limitar a incidência de ataques de asma.

Cuida da boca

A saliva, que contém substâncias antibacterianas, diminui se não bebermos água. Isto favorece a presença de bactérias que provocam gengivites, cáries e outras doenças da boca.

 

 

19
Out13

Receita light anti-fadiga

Ana Ni Ribeiro


Gaspacho de Morangos
(100 kcal/porção)

4 pessoas
500g de morangos maduros
1 Cebola roxa picada
40ml de vinagre de framboesa
40ml de azeite
Sal e pimenta q.b.

Triture bem os morangos, junte a cebola roxa picada, vinagre e azeite.
Tempere com sal e pimenta.
Se ficar muito ácido, corrija com uma pitada de adoçante em pó.
Sirva frio

16
Out13

Sistemas Alimentares Sustentáveis para Segurança Alimentar e Nutrição

Ana Ni Ribeiro

Este ano, "Sistemas Alimentares Sustentáveis para Segurança Alimentar e Nutrição" é o tema para comemorar o Dia Mundial da Alimentação, que se assinala hoje. O dia 16 de outubro foi a data escolhida pois foi neste dia que, em 1945, foi criada a FAO, uma organização cujo objetivo principal é elevar os níveis de nutrição e desenvolvimento rural. 

O Dia Mundial da Alimentação – anunciado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) – dá foco à data e ajuda a aumentar a compreensão de problemas e soluções na busca pela erradicação da fome.

Hoje quase 870 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de desnutrição crónica. Modelos insustentáveis de desenvolvimento estão degradando o meio ambiente, ameaçando ecossistemas e a biodiversidade que serão necessários para garantir o fornecimento de alimentos no futuro. Os clamores por profundas mudanças em nossa agricultura e nosso sistema alimentar se tornam mais frequentes e mais insistentes. Como se pareceria um sistema alimentar sustentável? É possível passarmos da situação atual para essa proposta? O que precisaria ser mudado para nos mover nessa direção? O Dia Mundial da Alimentação 2013 é uma oportunidade para explorar essas e outras questões, e ajudar a fazer acontecer o futuro que nós queremos.

Mais informações: http://www.fao.org/

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Sobre mim


Sou a Ni, sou nutricionista e este é o meu blog. Aqui partilho a minha paixão pelo fabuloso mundo da nutrição. Dizem que este é o melhor blog sobre nutrição do mundo e arredores!

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