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A Nitricionista

30
Jun13

Bronzeado e Vitaminas on the rocks

Ana Ni Ribeiro

Sumo natural de laranja, cenoura e maçã




Ingredientes
5 cenouras
2 maçãs
1 laranja

Preparação
Lavar muito bem as cenouras ou em alternativa usar um descascador de cenouras.
Cortar longitudinalmente as cenouras.
Lavar as maçãs e cortá-las em quartos, com as sementes também.
Descascar a laranja e cortá-la em quartos.

Triturar tudo na centrifugadora.
Colocar em jarra ou copos grandes, com gelo e folhas de hortelã.

Servir de imediato.

28
Jun13

Quando a cozinha não é suficientemente segura para as suas bolachas

Ana Ni Ribeiro

O Kitchen Safe, é uma caixa especial desenhada por David Krippendorf. O que tem de especial? Trancar alimentos durante um período que pode ir desde um minuto a dez dias. Por muito que deseje comer aquelas bolachas de chocolate ou aquele pacote de batatas fritas, não vale a pena – vai mesmo ter que esperar que o relógio chegue ao fim.

Em entrevista ao ‘Daily Mail’, Krippendorf contou que costumava pedir à mulher que escondesse os alimentos mais calóricos em casa, de modo a que ele conseguisse concentrar-se na dieta e resistir à tentação. Nunca funcionava: mais tarde ou mais cedo, ele acabava por encontrar a comida. Eventualmente, o designer acabou por ter a ideia de criar uma caixa que pudesse trancar os alimentos durante um período pré-determinado.

Não há como enganar a caixa. Cinco segundos depois de activar o tempo, já não vai poder mudá-lo. E nem sequer vale a pena tentar tirar-lhe as pilhas: o frasco vai continuar trancado. A única maneira de conseguir comer o que está lá dentro antes do tempo, explica Krippendorf, é destruindo-a.

Actualmente, o Kitchen Safe está na plataforma de crowdfunding Kickstarter, um site de financiamento colectivo que procura apoiar os mais variados projectos. Se Krippendorf conseguir atingir os 23 mil euros, vai lançar o produto já em Setembro deste ano.

 

 

Fonte: Revista Sábado

27
Jun13

7 motivos para fazer exercício físico

Ana Ni Ribeiro
Já ouviu falar muitas vezes que devia fazer desporto, certo? Mas mesmo assim, continua sem fazer nada...
Pois, mas mais uma vez digo que deve assumir outra atitude.

Sete benefícios que tem de aproveitar:

1. A prática regular de exercício físico reduz 25% a 33% o risco de morte e aumenta a esperança de vida após os 80 anos em um a dois anos: há mesmo um risco de morte quatro vezes menor do que pessoas não-activas.

2. A actividade física protege-o de depressões. Treinar pelo menos 15 minutos por dia, 3 vezes por semana, reduz em 40% o risco de demência e Alzheimer.

3. Caminhar 1 a 2 horas por semana reduz o risco de doenças coronárias entre 14% a 52%; homens activos têm menos 68% de risco de morte por ataque cardíaco do que homens sem actividade física.

4. Pessoas com uma actividade física moderada ou elevada vivem mais anos livres de diabetes do que pessoas que não praticam exercício físico.

5. Dificilmente sofrerá de doenças respiratórias se se mexer. É que o aumento do peso corporal é proporcional ao aumento do risco de asma.

6. Um ligeiro aumento na actividade física está associado a uma menor probabilidade de obesidade em mais de 50% dos homens, e quase 40% das mulheres.

7. Para terminar, saiba que o exercício físico reduz o cancro na próstata e que é 30% menos provável que homens que praticam desporto regularmente sofram de disfunção eréctil do que homens inactivos.
25
Jun13

O poder da melancia

Ana Ni Ribeiro

Cientistas afirmam que uma fatia de melancia é uma maneira suculenta de se manter o “fogo” de um homem, isto é, tem efeito similar ao Viagra, porém não necessariamente durante a noite inteira.

A melancia contém um ingrediente chamado citrolina que pode provocar a produção de um composto que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos do corpo, similar ao que acontece quando um homem toma Viagra. Os pesquisadores fazem parte do grupo de um dos maiores produtores da variedade de melancia sem sementes.

A citrolina é encontrada na carne e na casca da fruta, que quando consumida em grandes quantidades, as enzimas do nosso corpo a transforma em outro ácido, a arginina. Um ácido que beneficia o coração e os sistemas circulatório e de defesa.
A arginina impulsiona o óxido nítrico, que relaxa os vasos sanguíneos, o mesmo efeito básico que o Viagra tem para tratar a deficiência orgânica que impede a erecção. “A melancia pode não ser tão específica quanto o Viagra, mas é uma grande maneira de relaxar os vasos sanguíneos sem nenhum dos efeitos colaterais da droga”, afirmam os cientistas.
O óxido nítrico pode igualmente ajudar nos tratamentos de angina, hipertensão e outros problemas cardiovasculares, de acordo com estudos feitos pelo Ministério da Agricultura dos Estados Unidos.
Porém é preciso comer aproximadamente seis fatias de melancia para se conseguir bastante citrolina e impulsionar o nível da arginina do corpo.
O relacionamento entre a citrolina e a arginina pôde igualmente provar que são úteis para pacientes obesos ou diabéticos do tipo 2. Esses efeitos benéficos, estão começando a ser revelados na pesquisa.
A citrolina está em outras frutas e legumes como o pepino e o melão, a níveis muito baixos, e na proteína do leite. As concentrações mais elevadas de citrolina são encontradas nos rebentos da noz “mas são amargos e a maioria das pessoas não querem comê-las, ” disseram os pesquisadores.

20
Jun13

Top 10 dos países onde a obesidade mais influencia a produtividade

Ana Ni Ribeiro

Conheça o Top 10 dos países onde a obesidade mais influencia a produtividade.

Além de causar sérios problemas à saúde, a obesidade está a diminuir, por todo o mundo, a produtividade dos trabalhadores, podendo ser um factor de menor crescimento económico.

Partindo desta base, a consultora Maplecroft tentou perceber que países têm a sua economia exposta à obesidade e que, por isso, mais recursos deverão investir para a combater.

O ranking não tem grandes surpresas: Estados Unidos, Rússia e Inglaterra estão lá, mas a liderança, porém, pertence ao México.

Veja em que países a relação entre desempenho profissional e obesidade é mais preocupante (Portugal ficou de fora).

1.México (risco extremo)

2.Estados Unidos (risco extremo)

3.Rússia (risco extremo)

4.Egipto (risco extremo)

5.África do Sul (risco extremo)

6.Turquia (risco alto)

7.Brasil (risco alto)

8.Inglaterra (risco alto)

9.Argentina (risco alto)

10.Arábia Saudita (risco alto)


19
Jun13

Prepare-se para a Menopausa

Ana Ni Ribeiro

Quanto mais cedo adoptar um estilo de vida saudável, maiores benefícios terá a longo prazo.

Na menopausa há uma diminuição do colestrol bom, HDL, e um aumento do colesterol mau, LDL, aumentando o risco de problemas cardiovasculares.  Mas não se pode atribuir as culpas exclusicamente à menopausa, é necessário também ter em conta o estilo de vida. Alimentação, exercício físico e consumo de álcool e tabaco são factores centrais.

 

  • Adopte uma dieta rica em fruta e vegetais, e escolha o azeite como fonte de gordura.
  • Modere a ingestão de sal e proteínas, que potenciam a eliminação de cálcio pela urina.
  • Procure alimentos ricos em cálcio e vitamina D, como o leite e derivados, sardinhas, leguminosas, legumes de folha verde e cereais integrais.
  • Modere a ingestão de álcool.
  • Caminhe regularmente durante 45 minutos, três a quatro vezes por semana, para manter o peso e a massa muscular, estimular a formação óssea e reduzir o risco de problemas cardiovasculares.
  • Deixe de fumar, pois as mulheres fumadoras têm a menopausa cerca de dois anos mais cedo e dofrem mais de fracturas, osteoporose, problemas cardiovasculares e afrontamentos.
18
Jun13

Vamos comer sushi?

Ana Ni Ribeiro

A comida japonesa está na moda, especialmente o sushi. Este tem todas as características de um alimento saudável, porque é principalmente constituído por arroz, peixe e legumes crus, o que, obriga à utilização de ingredientes muito frescos.
O sushi pode ser apresentado de dois modos: o nigiri, um bolinho de arroz avinagrado coberto com um pouco de wasabi e um pedaço de peixe, marisco, ovo ou outra cobertura e o maki, um cilindro de arroz recheado com qualquer um destes ingredientes ou outro como fruta, por exemplo, e enrolado em alga nori.


O arroz é constituído por hidratos de carbono complexos, importantes para o fornecimento lento de energia ao nosso corpo, tem baixor teor de gordura saturada, não tem colesterol e é muito pobre em sódio.
O consumo de peixe e o marisco apresenta vários benefícios para a saúde, dos quais se destaca o seu importante conteúdo de proteínas e seu baixo teor em gorduras saturadas, contrastando com a sua riqueza em ácidos gordos ómega-3, essenciais a uma boa saúde cardiovascular.
Os legumes são, pobres em calorias mas ricos em vitaminas, fibras e minerais.
As algas nori são ricas em iodo e contêm magnésio, ferro, antioxidantes e ácido fólico e pensa-se que facilitam a digestão.

Porém, por ser consumido cru, e poder ser veículo de intoxicações alimentares, o peixe utilizado deve ser previamente congelado para matar parasitas e rapidamente consumido após a preparação, uma vez que no caso das bactérias estas são inativadas mas não destruídas por esse processo.
Além de ser uma potencial fonte de intoxicações alimentares se não forem respeitadas todas as regras de segurança, o consumo regular de alguns tipos de sushi implica uma acumulação de mercúrio que funciona como uma toxina para o sistema nervoso central.


Respeitadas estas regras, como de resto se devem respeitar todas as que dizem respeito à segurança alimentar, quer se trate de sushi ou de qualquer outro prato, estaremos a ingerir um alimento nutricionalmente valioso e, desde que não se incluam tempuras (fritos) e maioneses, genericamente pouco calórico e, portanto, bom para quem se preocupa com o peso.

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Sobre mim


Sou a Ni, sou nutricionista e este é o meu blog. Aqui partilho a minha paixão pelo fabuloso mundo da nutrição. Dizem que este é o melhor blog sobre nutrição do mundo e arredores!

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