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A Nitricionista


Segunda-feira, 22.09.14

Reforce as suas defesas naturais à mesa


As estações mais frias, Outono e Inverno, são muitas vezes sinónimo de constipações e gripes, cansaço e feridas que demoram mais tempo a cicatrizar, mas este ano não precisa ser assim. Há alimentos e estratégias que ajudam a aumentar as nossas defesas e a reforçar o sistema imunitário.

1. A dieta que reforça as defesas

Reduza a ingestão de carnes vermelhas e derivados
São ricos em gordura saturada, responsável pelo aumento dos níveis de gordura no sangue. Opte por peixe, proteínas vegetais, frutos secos e leguminosas para o aporte de proteínas.

 

Evite o açúcar
É considerado uma droga, pois, se consumido de modo regular, leva à perda de cálcio, magnésio e ferro. É responsável por um processo de inflamação generalizado, contribuindo para o envelhecimento precoce.

Vitamina D
É uma vitamina cujos efeitos na prevenção de gripes e constipações tem vindo a ser comprovado. Um estudo recente publicado na revista Archives of International Medicine confirma que o seu consumo poderá diminuir o risco de contrair estas doenças. Consuma lacticínios, sardinhas, arenque, salmão e fígado.

Zinco
Este mineral é um suporte importante do sistema imunitário. Coma peixe, marisco, gema de ovo, cogumelos, beterraba, alface, couve, laranjas e alperces para evitar a severidade dos sintomas das constipações.

2. Pratique exercício físico
A actividade física regular aumenta o metabolismo e reduz a tensão arterial, o stress, a gordura e os radicais livres. Combine exercícios de força com outros aeróbicos. Subir escadas ou ir às compras a pé também conta.

3. Descanse
É durante o sono profundo que o corpo liberta substâncias que fortalecem a função imunológica, por isso, tente dormir o tempo necessário.

4. Aposte na higiene
Lavar frequentemente as mãos ajuda a reduzir a proliferação de vírus e bactérias. É na cozinha, curiosamente, que se verifica a maior contaminação, assim, lave as mãos antes de comer, depois de ir à casa de banho e quando manusear alimentos.

5. Seja feliz
Sentir-se bem consigo próprio é essencial para a saúde. Por isso, faça coisas que lhe dêem prazer: saia com os amigos, leia um livro, faça uma massagem, vá jantar fora, namore...

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por Ana Ni Ribeiro às 13:10

Quinta-feira, 18.09.14

Caminhar é preciso

 

 

A caminhada é considerada pelos especialistas em saúde um dos melhores exercícios para quem deseja manter a forma e melhorar o humor. Para completar, a actividade em si não requer prática ou habilidade e é gratuita.

Emagrece rápido, tonifica os músculos, diminui os riscos de doenças e eleva a auto-estima. Quer mais motivos?

Segundo especialistas, a verdadeira caminhada feita com o propósito de melhorar a parte física e mental, tem de ser realizada correctamente e com frequência, para proporcionar bem-estar.

No entanto, como toda actividade física que se preze, não basta simplesmente sair por aí caminhando. Antes de tudo, coloque uma roupa apropriada, leve, confortável, umas sapatilhas adequadas para amortecer o impacto e, faça sempre um aquecimento. A orientação dos médicos é começar devagar, no seu ritmo, respeitando seus limites. Mantenha uma intensidade confortável até que sinta segurança para ir aumentando o tempo de caminhada gradualmente.

Outra grande vantagem da caminhada é que ela pode ser praticada em qualquer idade. E dependendo da pessoa pode melhorar a força e o equilíbrio, porque de modo geral, a caminhada é isenta de qualquer risco.
Caminhar é um exercício tranquilo e que ajuda na boa forma, já que trabalha os músculos inferiores e superiores, sendo assim uma actividade completa. Vá caminhar, mas não esqueça o boné, os óculos e o protector solar. E, claro, beba água para hidratar o organismo, mas não exagere.

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por Ana Ni Ribeiro às 15:05

Quarta-feira, 17.09.14

Sumo de beringela e limão: seca barriga

Juntar a beringela ao limão ajuda na redução da gordura corporal, mas é necessário fazer também uma alimentação saudável! Não precisa ser tomado em jejum, pode ser uma opção para o lanche..

 

 

Benefícios do limão para a saúde

É rico em vitamina C e tem leve poder laxante. A casca da fruta guarda propriedades que auxiliam na prevenção de tumores.

O limão ajuda a evitar o inchaço e faz o metabolismo funcionar de uma forma mais eficaz, o que é importante no processo de emagrecimento.

 

 

Benefícios da beringela para a saúde:

Graças a seus antioxidantes, combate radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce. 

O seu alto teor em fibras solúveis ajudam a "“filtramr" a gordura do organismo e aumentam também a saciedade.

 

Como fazer o sumo: 

Bata no liquidificador ½ beringela sem casca + sumo de 2 limões + 2 copos de água e gelo. Prepare o sumo na hora de tomá-lo. Se não gostar do sabor pode juntar meia laranja ou acrescente duas folhas de hortelã.

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por Ana Ni Ribeiro às 13:20

Terça-feira, 16.09.14

Mito: fruta à sobremesa engorda

 

Acreditar que comer fruta depois de outros alimentos engorda é uma ideia falsa: as calorias que lhe fornece são as mesmas. Mas há muitas pessoas que, enganadas pelo mito de que este hábito engorda, só a comem entre refeições ou retiram-na da sua alimentação.

Porque está errado?
A fruta engorda sempre da mesma maneira, antes durante e depois das refeições. E, regra geral, é pouco, já que, apesar de conter açúcares simples, é rica em água e fibra.

O que deve fazer?
Inclua diariamente fruta nas ementas de toda a família, sobretudo das crianças, já que a sobremesa dos almoços e dos jantares é o momentos ideal para assegurar a dose recomendada.
Devemos comer diariamente até quatro peças de fruta.

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por Ana Ni Ribeiro às 20:23

Segunda-feira, 15.09.14

Alimente correctamente o seu cabelo

Todos sabemos que o sal, o cloro, os raios solares, o vento desgastam o cabelo. Mas há outros factores que também ajudam ao trabalho destruidor dos radicais livres, visível nas pontas espigadas e no tom baço.

Lembre-se: o que faz mal à pele faz mal ao cabelo.

  • excesso de produtos açucarados
  • abuso de comidas processadas e com gorduras hidrogenadas
  • abuso no sal e na cafeína
  • excesso de álcool e tabaco
  • poucas horas de sono
  • stress e ansiedade
  • poluição

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por Ana Ni Ribeiro às 11:46

Sexta-feira, 12.09.14

2 receitas detox com couve

A couve combate a celulite, ajuda a eliminar a gordura, regula as hormonas, melhora o humor e também desintoxica. Colocando a couve no seu plano alimentar vai perceber a diferença na pele, na disposição e na balança!

 

Experimente estas duas receitas:

 

Sumo de couve, laranja e gengibre

Ingredientes (4 copos):

. 3 folhas de couve (bem lavadas e com talos) 
. 2 laranjas descascadas 
. 1 pedaço de gengibre sem casca (1 cm)  
. Adoçante a gosto 
. 1 litro de água

Modo de preparação:

Corte as laranjas em pedaços, tire as sementes e coloque no liquidificador. Junte a couve, o gengibre, a água e bata bem. Adoce com adoçante e sirva em seguida.

 

Salada Crocante

Ingredientes (4 porções)

. 6 folhas de couve cortadas em tiras fininhas
. 1 cenoura média sem casca e ralada
. 12 tomates-cereja cortados ao meio
. Azeite, limão e sal q.b.

Modo de preparação

Coloque os ingredientes numa saladeira e tempere. Sirva em seguida.

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por Ana Ni Ribeiro às 11:27

Quinta-feira, 11.09.14

Potássio reduz risco de AVC

Um estudo publicado na revista Stroke adianta que quem come mais fruta, verduras e produtos lácteos terá menos probabilidade de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC).

As 200 mil pessoas que fizeram parte do estudo fizeram uma dieta com mais de 1.000 mg de potássio por dia e viram a probabilidade de sofrer um AVC nos próximis 5 a 14 anos reduzida em 11%. Aposte no feijão, frutas, verduras, legumes e lacticínios com baixo teor de gordura.

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por Ana Ni Ribeiro às 10:27

Quarta-feira, 10.09.14

Super metabolismo III

Beba muita água
A água é a componente mais abundante do organismo, constituindo entre 60 a 70% do corpo de um adulto. Embora a sua ingestão não influencie o gasto energético de uma forma directa, participa em muitas outras funções fundamentais ao normal funcionamento do nosso organismo e que podem influenciar o metabolismo. É o caso, por exemplo, da regulação da temperatura corporal, do transporte de nutrientes e da eliminação de resíduos metabólicos. Cada adulto deve ingerir 2 a 3 litros de água por dia. Dois litros em forma de líquidos e o restante através de alimentos, como a fruta e legumes.

Aposte no chá verde
Classificado como um dos melhores antioxidantes, o chá verde funciona como um excelente antídoto contra a presença de toxinas no organismo. A teína exerce um efeito estimulante no nosso sistema nervoso central e pode acelerar um pouco o metabolismo. A utilidade destes alimentos na perda de massa gorda só parece verificar-se quando ocorre, simultaneamente, um programa alimentar saudável e de prática regular de actividade física. O consumo de chá não deve exceder as seis chávenas de chá.

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por Ana Ni Ribeiro às 12:54

Terça-feira, 09.09.14

Pelos músculos II

Pedalar não só fortalece os músculos das pernas como os dos braços, que têm como missão suportar grande parte do peso do corpo.
Se acha que está frio ou a chuva não convida a passeios de bicicleta ao ar livre, a única alternativa é andar de bicicleta num ginásio ou em casa. Ou melhor ainda: frequente as aulas que simulam os percursos de montanha. Os nomes destas aulas (algumas até se praticam dentro de água, para aumentar a resistência) variam (RPM, Cycle, Spinning), mas todas elas têm em comum um grau de esforço assinalável.
Faça o seguinte exercício em casa para conseguir manter a força para pedalar: dê um passo largo em frente. Depois dobre a perna da frente até que o joelho e os dedos dos pés fiquem na mesma linha. Mantenha a posição um segundo. Repita 20 vezes. Mude de perna. Faça três sessões dia sim, dia não.

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por Ana Ni Ribeiro às 10:18

Segunda-feira, 08.09.14

Mousse de iogurte

Tem convidados em casa e ainda não decidiu qual vai ser a sobremesa? Apetece-lhe um lanche diferente? Experimente esta deliciosa mousse de iogurte.

Como fazer? É simples: prepare 1 caixa de gelatina diet sabor morango (ou outro sabor se preferir, tendo em atenção que não tenha adição de açúcar) e coloque no frigorífico até ficar com consistência de clara de ovo. Bata no liquidificador com 1 iogurte magro e 1 maçã sem casca e sem sementes. Coloque em taças e leve ao frigorífico. Se quiser, antes de servir, decore com morangos.

Vai

experimentar?

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por Ana Ni Ribeiro às 17:00


Sou a Ni, sou nutricionista e este é o meu blog. Aqui partilho a minha paixão pelo fabuloso mundo da nutrição. Dizem que este é o melhor blog sobre nutrição do mundo e arredores!

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